Motivos para viajar pela América do Sul (com fotos)

Dentre tantas opções de destinos para conhecer nesse planeta, fica difícil escolher para quais países e regiões temos mais vontade de viajar.

Saindo um pouco da caixinha “Europa e América do Norte”, já parou para pensar em quantos destinos diferentes têm aqui na América do Sul?

Esse é um post inspiracional, para te incentivar a conhecer nossos países vizinhos e valorizar a beleza desse pedaço do continente americano, que é cheio de natureza, praias, lagos, montanhas, desertos e paisagens incríveis, que parecem ter saído de pinturas.

Separei alguns motivos pelos quais os países da América do Sul devem estar na lista de desejos, com muitas fotos inspiradoras!

Proximidade e preços mais baratos

Além das belezas naturais, as principais vantagens em viajar pelos países da América do Sul são os preços.

Fique de olho nas promoções realizadas pelas companhias aéreas, principalmente em períodos de baixa temporada.

Outro ponto que ajuda a economizar na viagem é a conversão da moeda, já que o real vale mais do que a moeda dos outros países sul americanos.

Na Argentina, por exemplo, existe o câmbio paralelo, que ajuda a economizar bastante, chegando a diminuir os gastos pela metade! Por exemplo: Considerando o câmbio oficial de turismo, R$1 vale cerca de 43 pesos. Já com o câmbio paralelo, R$1 vale 80 pesos.

Não precisa de visto

Dentro dos países que fazem parte do Mercosul, não é necessário visto nem passaporte. É possível ingressar aos países apenas com o RG, desde que ele esteja dentro da validade e em boas condições.

Os países que fazem parte do Mercosul, são: Argentina, Bolivia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Paisagens incríveis

A América do Sul tem uma natureza bem diversificada, incluindo praias, montanhas, florestas, cidades históricas, e também cidades grandes.

Colômbia

A Colômbia fica localizada na região norte da América do Sul, e faz fronteira com a América Central.

Entre os lugares mais famosos entre os turistas de todo o mundo, está Cartagena das Índias. A cidade foi colonizada pelos espanhóis e, até hoje, mantém parte de sua arquitetura intacta. Essa parte histórica da cidade é conhecida como Cidade Amuralhada.

Cartagena das Índias

Além dos passeios históricos, Cartagena é um lugar animado, com muitas opções de bares e restaurantes com vista para o mar.

As praias mais bonitas ficam um pouco mais distantes da cidade, mas é possível chegar até elas de barco, em poucas horas (ou minutos, dependendo da praia).

Mais distante de Cartagena, está a cidade de San Andrés, que é banhada pelo mar do caribe.

San Andrés

As praias e ilhas de San Andrés são paradisíacas, daquelas com águas cristalinas, de tom azul turquesa!

Chile

A capital do Chile, Santiago, combina urbanismo e natureza. Entre os prédios e arranha-céus, Santiago possui parques, bosques, teleférico, museus e muito mais. E a cidade é cercada pela Cordilheira dos Andes, o que torna o visual ainda mais bonito.

Santiago também fica próxima de outras cidades e regiões que podem, tranquilamente, fazer parte do mesmo roteiro de viagem. É o caso do Valle Nevado, uma das estações de esqui mais famosas da América do Sul e um passeio imperdível durante o inverno.

Próximo a Santiago também está Cajón del Maipo, uma região localizada entre as montanhas da Cordilheira dos Andes, a mais ou menos 2h da capital.

É em Cajón del Maipo que fica localizada a represa Embalse el Yeso, um dos cartões postais mais famosos do Chile, e as águas termais de origem vulcânicas Termas Valle de Collina.

Embalse el Yeso
Termas Valle de Collina

Leia também

O que fazer em Santiago do Chile

Outro local que recebe turistas aventureiros do mundo todo no Chile é o deserto do Atacama – um lugar para viagens de contato total com a natureza!

Geysers em San Pedro do Atacama

Por fim, no extremo sul do Chile estão localizadas as cidades da Patagônia, região montanhosa, de muito frio e neve durante o inverno. Entre elas, estão as cidades pequenas e montanhosas de Pucón e Puerto Varas.

Argentina

Falando em patagônia, essa região também é formada pelo sul da Argentina, incluindo Bariloche, uma cidade encantadora, cercada por lagos cristalinos e construções de estilo montanhês.

Bariloche é muito famosa entre os brasileiros pela temporada de neve durante o inverno. Mas também é um lugar perfeito para outras atividades de ecoturismo durante as outras estações do ano, inclusive, no verão.

San Carlos de Bariloche

Leia também

Guia Bariloche: O que fazer, quando ir, como chegar e mais

A Argentina também é rica em natureza, lagos, montanhas… E bem reconhecida pela gastronomia de qualidade, incluindo os melhores vinhos e cortes de carne!

Buenos Aires não pode ser deixada de fora dessa lista. A capital argentina é grande e movimentada, mas também muito bonita, histórica e com muitas coisas para ver e fazer. Entre elas, a moderna região de Puerto Madero, banhada pelo Rio da Prata.

Leia também

Guia Buenos Aires: O que fazer, onde ficar, quanto custa e mais

Uruguai

Pertinho da Argentina e do Brasil, está o Uruguai, um país também reconhecido pela história e pela gastronomia.

Colonia del Sacramento é uma das cidades mais turísticas do país, e é a mais antiga também. Para quem está em Buenos Aires, é possível chegar na cidade uruguaia em apenas 2 horas, de barco. Ambas as cidades são banhadas pelo Rio da Prata.

Pequena e histórica, Colonia foi colonizada (e disputada) por portugueses e espanhóis, e tombada pela UNESCO como patrimônio da humanidade!

Colonia del Sacramento

No litoral do Uruguai está a famosa cidade de Punta del Este, um lugar bem turístico e conhecido pela escultura La Mano – uma mão gigante que “sai” da areia.

Entre as atrações e passeios de Punta del Este, está a Casapueblo – um museu em frente ao mar, bem parecido com as contruções de Santorini, na Grécia. Além de ser um museu, o local também funciona como galeria de arte, cafeteria e hotel.

Casapueblo

Bolívia

A Bolívia é um destino exótico e ideal para viajantes aventureiros. Cercada pela Cordilheira dos Andes, La Paz é a maior cidade do país – muito frequentada por mochileiros do mundo todo.

E falando em aventura, é na Bolívia que fica o Salar del Uyuni: o maior deserto de sal do mundo, formado por lagos, geysers e vulcões.

Peru

É no Peru que está localizada uma das 7 maravilhas do mundo: Machu Picchu, cidade construída pelos povos incas, no topo da montanha, por volta dos anos de 1420!

Entre as diversas montanhas e paisagens da Bolívia, também existe uma montanha que é, literalmente, colorida!

Ela é conhecida como Montanha das Sete Cores ou Rainbow Mountain, situada a 5,2 mil metros acima do nível do mar. Para chegar lá e ter a recompensa de ver tanta beleza, é preciso fazer uma caminhada árdua.

Brasil

Tem tantos lugares incríveis e interessantes no Brasil, que fica difícil escolher quais citar por aqui.

De norte a sul, nosso país é bem diversificado, rico em belezas naturais, diferentes culturas e uma culinária que, convenhamos, é uma das melhores do mundo (não conheço a culinária do mundo todo, mas a nossa eu tenho certeza que é uma das melhores)!

Além das famosas e mais turísticas cidades que já são conhecidas pelo mundo afora, vale destacar alguns lugares paradisíacos e de belezas naturais. É o caso da praia de Garapua, um paraíso de águas cristalinas e piscinas naturais na cidade de Cairu, a 175km de Salvador, na Bahia.

Piscinas naturais de Garapua

No sudeste brasileiro, a região da Costa Verde também recebe turistas aventureiros do mundo todo, já que é repleta de natureza, praias, trilhas e cidades históricas, incluindo a pequena e charmosa cidade de Paraty.

Leia também

Paraty, RJ: O que fazer e quando ir

No sul do país, existem muitas paisagens de tirar o fôlego também, incluindo as imponentes cascatas de Foz do Iguaçu, no Paraná.

E é no Paraná, inclusive, que um dos passeios de trem mais bonitos do mundo está localizado: O trem Serra Verde Express, que embarca na capital de Curitiba e desembarca na pequena cidade histórica de Morretes.

Leia também

Passeio de trem Curitiba a Morretes: Como funciona e quanto custa

Por fim, o Rio Grande do Sul também é um Estado com muito o que ver e fazer. As cidades de Gramado e Canela são cercadas por belas paisagens, incluindo, por exemplo, a Cascata do Caracol.

Gramado e Canela são duas cidades diferentes, mas praticamente “grudadas” uma na outra. Elas são super turísticas e encatadoras, e arrisco dizer que 1 semana pode ainda não ser suficiente para conhecer tudo o que tem por lá!

Cascata do Caracol, Canela

Leia também

O que fazer em Gramado e Canela: 15 passeios imperdíveis

E você, já conhece quantos lugares da América do Sul? Quais você colocaria nessa listas de lugares paradisíacos?

Deixe um comentário