O que fazer em Buenos Aires, Argentina: 10 passeios imperdíveis

Buenos Aires é uma cidade grande, urbanizada e bem movimentada. Mas a capital da Argentina também te faz voltar no tempo com suas construções históricas, que deixam qualquer pessoa de boca aberta!

Se você planeja viajar para Buenos Aires pela primeira vez, ou quer saber quais são os principais passeios da cidade, acompanhe esse post e anote as dicas dos 10 passeios mais imperdíveis em Buenos Aires.

Lembrando que essa lista tem como base a minha experiência em abril de 2023, assim como os preços também.

1 – Av. 9 de Julio

Com 140 metros de largura, a Av. 9 de Julio é considerada uma das mais largas do mundo.

Essa é uma área bem movimentada, tanto de dia quanto a noite, e é cercada por muitos restaurantes, lojas e casas de teatro.

Os prédios altos, os outdoors e o famoso Obelisco (cartão postal de Buenos Aires), tornam o visual da Av. 9 de Julio incrível!

Independente de onde você se hospedar, não deixe de caminhar ao longo da avenida!

Ah, e os preços dos restaurantes da região costumam ser mais amigáveis do que de bairros mais luxuosos ou turísticos.

2 – Teatro Colón

O Teatro Colón é um dos monumentos mais emblemáticos de Buenos Aires. Foto nenhuma é capaz de mostrar a beleza desse lugar!

Foi inaugurado em 1908 como uma casa de ópera, e após algumas reformas, se tornou um lugar imperdível para conhecer – mesmo que seja apenas pelo lado de fora, já que a fachada do teatro, por si só, é lindíssima.

E se quiser admirar o teatro além da fachada, você pode fazer um tour pelo interior dele através de uma visita guiada.

A compra do ingresso do tour pelo Teatro Cólon pode ser feita online ou na própria bilheteria. O passeio tem duração de 50 minutos e, dependendo do horário, tem guias que falam português.

O preço do tour guiado pelo teatro custa 6.000 pesos por pessoa (abr/23). Saiba mais no site oficial.

Horários: Segunda a Sábado das 9h00 às 20h00; Domingos e feriados das 9h00 às 17h00

3 – Centro Histórico

Casa Rosada

O centro histórico de Buenos Aires te faz voltar no tempo. Os prédios são antigos e trazem uma vibe europeia, com construções ricas em detalhes.

A Plaza de Mayo, bem no coração do microcentro, é um ótimo lugar para caminhar, descansar e tirar fotos.

É nessa área do microcentro de Buenos Aires que fica localizada a famosa Casa do Governo, também conhecida como Casa Rosada. O prédio é grandioso e, assim como quase todos os prédios do centro de Buenos Aires, ele é muito bonito e parece uma obra de arte.

A Casa Rosada também realiza tours guiados pelo seu interior gratuitamente. Mas atenção: É necessário reservar o tour com 15 dias de antecedência e apresentar seu documento (RG ou passaporte) no dia do passeio.

Horários do tour guiado: Sábados, Domingos e Feriados das 10h00 às 18h00. Entrada gratuita.

4 – Mercado de San Telmo

Saindo um pouco do centro de Buenos Aires, visite o bairro de San Telmo. Ele é famoso por três pontos turísticos principais: A feira de San Telmo, que acontece apenas aos domingos, a escultura da Mafalda (ponto turístico onde formam-se filas enormes para que as pessoas tirem fotos) e o Mercado de San Telmo!

O que achei mais imperdível, sem dúvidas, foi o Mercado de San Telmo. É um passeio legal para ter uma maior imersão na culinária Argetina, pois existem diversas opções de restaurantes, incluindo aqueles que servem as melhores empanadas argentinas e as famosas carnes de chorizo.

Além dos restaurantes, o Mercado de San Telmo também conta com docerias, lojas de roupas de couro e lojas de doces artesanais, como o delicioso doce de leite argentino.

Dica: Não deixe de experimentar as empanadas fritas e assadas da El Hornero. São as melhores que já comi na vida!

Horário de funcionamento do Mercado de San Telmo: Todos os dias das 9h00 às 20h00. Entrada gratuita.

5 – El Ateneo Grand Splendid

A livraria El Ateneo é um dos pontos turísticos mais imperdíveis em Buenos Aires. Mesmo que ler não seja muito sua peaia, vale a pena conhecer o lugar, que vai muito além da enorme quantidade de livros!

A El Ateneo possui dezenas de categorias de livros, incluindo idiomas em espanhol e inglês. Tem também pequenos espaços para leitura, com poltronas confortáveis, e uma cafeteria.

Para se ter uma ideia da importância desse ponto turístico, a El Ateneo já foi considerada a segunda livraria mais bonita do mundo pela revista The Guardian!

Horários de funcionamento: Segunda a Quinta das 9h00 às 22h00; Sexta e sábado das 9h00 às 00h00; Domingo das 12h00 àa 22h00.

6 – Café Tortoni

Esse foi um dos passeios mais esperados por mim na minha viagem! Não só porque sou louca por cafeterias, mas também porque o Café Tortoni é um lugar histórico e muito importante para a capital argentina.

Inaugurado em 1858, a cafeteria mais famosa de Buenos Aires é considerada Patrimônio Cultural Argentino, devido a sua importância para a história da capital.

E o mais importante de tudo: A comida é muito boa e o custo benefício vale a pena. Experimente o churros com chocolate quente e o Bonbon Suízo. Impossível não se apaixonar.

Horários de funcionamento: Todos os dias das 8h00 às 22h00.

7 – Puerto Madero

Puerto Madero é um dos bairros mais nobres de Buenos Aires. Ele é banhado pelo Rio da Prata, onde fica o cais da capital argentina, e rodeado por prédios gigantes e modernos, incluindo prédios corporativos e também residências.

O cenário que combina o rio, os barcos, os prédios e a Puente de La Mujer (ou ponte da Mulher), fazem de Purto Madero uma das regiões mais bonitas de Buenos Aires. Parece ter saído de um filme.

Faça uma caminhada pela região e aproveite para tomar um café, almoçar ou jantar com uma vista incrível para o Rio da Prata.

E se quiser ter uma experiência bem diferente em Puerto Madero, pode gostar de tomar um chopp no bar flutuante Penon Del Águila.

8 – Caminito

O Caminito é um dos passeios mais famosos de Buenos Aires e é imperdível para quem quer entrar no clima argetino. Trata-se de uma rua cheia de lojas e restaurantes com fachadas coloridas e personalizadas com bandeiras e esculturas de celebridades do mundo do futebol argetino.

Além de ser bem fotogênico, o Caminito pode ser um bom local para fazer compras de lembrancinhas, alfajores e vinhos.

Por ser um lugar super turístico, as lojas fazem algumas promoções bem vantajosas e, inclusive, encontrei muitos vendedores brasileiros por lá durante a minha viagem.

O Caminito fica no bairro La Boca, onde está localizado o La Bombonera (estádio do time Boca Juniors).

9 – Palermo

Palermo é um dos bairros mais luxuosos e badalados de Buenos Aires. Ele é dividido em regiões menores, como o Palermo Soho e o Palermo Hollywood. Ele também fica próximo a outro bairro luxuoso: a Recoleta.

É uma região um pouco distante do centro da cidade (cerca de 10 km), mas conta com muuuitos passeios diferentes. São tantas opções, que é preciso incluir uns dois ou três dias do roteiro só para conhecer a região completamente.

Os principais atrativos de Palermo são os bares, restaurantes e baladas. O Arcos del Rosedal, por exemplo, é um complexo gastronômico que foi construído debaixo dos trilhos do trem! É um lugar bem agitado e que fica lotado aos finais de semana.

Outros passeios famosos da região são os Bosques de Palermo, que fazem parte da área “verde” do bairro. É uma área cercada por parques, como o Jardim Japonês, o Jardim Botânico e o Parque Rosedal.

10 – Bate-volta em Tigre

Caso já tenha conhecido boa parte de Buenos Aires, você pode incluir uma outra cidade argentina no seu roteiro.

Tigre é uma cidade relativamente pequena, com ar de interior, e que fica bem próxima a Buenos Aires, sendo que pode ser acessada de trem.

Ela é famosa por estar cercada por rios e canais, que tornam o cenário bem bonito. O principal passeio da cidade é o passeio de barco pelos rios, incluindo o rio Tigre e outros rios do Delta do Paraná.

Existem diferentes passeios de barco na cidade de Tigre, incluindo os que realizam um tour por diferentes rios e que desembarcam na própria cidade, e os vão direto para Buenos Aires, com desembarque em Puerto Madero. Seja qual for a opção, o passeio de barco é sempre interessante e a paisagem é linda.

No meu caso, fiz o passeio de barco direto para Buenos Aires. A viagem é realizada de catamarã e tem duração de 2 horas. No meu caso, fechei o passeio por lá mesmo, em uma agência localizada no porto de onde saem os barcos.

Ao realizar o passeio, é possível avistar casas e cabanas de pessoas que moram nas redondezas dos rios, de forma que ficam “ilhadas” e que tudo seja feito de barco, incluindo atendimento médico, transporte e até as compras do mercado!

Além do passeio de barco, Tigre também possui o maior parque de diversões da Argetina, o Parque de La Costa, e um complexo de restaurantes e lojas de artesanatos bem famoso na região: o Porto de Frutos.

Porém… Infelizmente, quando visitamos Tigre estava tudo fechado! Só conseguimos fazer o passeio de barco. Então, fica a dica: Certifique-se de que as atrações estão funcionando antes de visitar a cidade!

Gostou do post? Anote as dicas e compartilhe com quem está planejando uma viagem para Buenos Aires!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: